Monday, December 04, 2006

Futebol Brasileiro 2007

Bem, falar um pouco de algo que eu gosto bastante, mas não falei ainda. Futebol.
O ano acabou, chegamos naquele período triste que não temos futebol nem na quarta à noite nem no domingo. Em Janeiro temos a esmola da Copa SP (acreditem, eu acompanho aquilo na Rede Vida. HEHEHE), mas o Cruzeirão em campo só na segunda quinzena de janeiro.
Quero falar um pouco sobre o ano do futebol brasileiro agora, dar minha opinião.
O São Paulo mostrou que é o melhor clube do país disparado, mesmo sendo vice em 3 campeonatos (Paulista, Libertadores e Recopa). Tem a melhor estrutura, os melhores dirigentes, atrai os melhores jogadores e por isso mereceu o título nacional. Larga na frente disparado para o ano que vem, pois deve manter a base e as contratações que especula são de primeira linha para o padrão brasileiro.
Um pouco atrás vem o Internacional com uma boa administração, mas fora dos holofotes da mídia. Conseguiu o título mais importante do continente este ano se juntando aos grandes clubes do Brasil que conseguiram este feito (Santos, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Vasco e Palmeiras). E terá minha torcida no Mundial Interclubes, pois o time do Internacional, pelo que vem fazendo nos últimos dois anos, merece o caneco.
Logo depois vem o resto. O futebol brasileiro está nivelado por baixo e qualquer um dos dez primeiros colocados do Brasileiro poderia ter ficado com as vagas de Grêmio, Santos e Paraná para Libertadores. Estes times, aliados ao Vasco, logo atrás, tiveram um diferencial com relação à Figueirense, Goiás, Corinthians e Cruzeiro. Mantiveram os treinadores e sofreram poucas modificações no time ao longo do campeonato. Este diferencial, sinal de planejamento, fez com que as vagas destes times acabassem merecidas.
Agora os demais 10 times do Brasileiro (salvo Atlético- PR que só foi mal por ter se concentrado na Sul-Americana) foram horríveis. Botafogo e Flamengo ainda poderiam se salvar de estar neste grupo, mas as goleadas que sofreram ao longo do campeonato, aliadas a alguns lampejos de bom futebol, mostram que muita coisa tem que mudar nos dois clubes. O caso do Flamengo é ainda mais curioso, pois mesmo com este time medíocre o Flamengo conquistou uma vaga pra Libertadores graças a Copa do Brasil (que se tornou muito fácil após a saída dos times que disputam a Libertadores da disputa). Com a grana da MSI deve montar um elenco melhor no papel, mas resta saber se vai dar liga. Se não der, 2007 é garantia de mais um ano na metade de baixo na tabela.
Juventude e, principalmente, Fluminense e Palmeiras precisam se organizar. Largam, ao lado dos 4 que subiram pra Série A este ano (Atlético-MG, Sport, Náutico e América-RN) e que tem a obrigação de formar um novo time para se manter na Série A em 2007 (coisa que o Santa Cruz não fez) como os principais candidatos ao rebaixamento em 2007. Mas ainda tem muita água pra passar em baixo da ponte.
Ponte alías que caiu para Série B, mas não foi muito pior que Fluminense e Palmeiras. Está um passo a frente dos rivais que caíram junto com a macaca (São Caetano, Fortaleza e Santa Cruz) no caminho para o retorno a Série A, principalmente pelo gás no fim do campeonato.
A Série B deste ano foi horrível, diferente de 2004 e 2005 onde o Palmeiras lançou Vágner Love e o Grêmio, Anderson. O craque da Série B foi Souza, que sempre foi um jogador mediano da Série A e jamais terá espaço no futebol europeu como os dois citados anteriormente. O próprio campeão, o Atlético Mineiro, ficou devendo em campo e apelou pros números, alguns fictícios, de sua torcida, passando um turno inteiro sem vencer fora de casa e perdendo pontos para todos os quatro rebaixados (Guarani, São Raimundo, Villa Nova e Paysandu), mostrando o nivelamento, ainda pior que o da Série A, das equipes. Pra 2007 as perspectivas são piores pois o time de maior torcida na competição será o Coritiba. O Coxa aliás, larga na frente na luta pelo acesso junto com os 4 que caíram, o Paulista, o Barueri e o Ipatinga, pela estrutura dos três clubes, e Vitória e Criciúma pela tradição.
A Série C de 2007 também merece menção. Guarani e Paysandu são os dois clubes de destaque com vagas garantidas, mas precisam de um trabalho de reformulação pra repetirem o feito de Criciúma e Vitória que só passaram 1 ano na C e não se tornarem um novo Bahia que não subiu e agora terá que ganhar a sua vaga no Campeonato Baiano. Outros clubes tradicionais do país que frequentaram a primeira divisão à pouco tempo como o América Mineiro não tem vaga garantida, mas devem ter como principal objetivo para 2007 conseguir disputar a competição e lutar com todas as forças para deixar o inferno da Série C. O octogonal deste ano foi super interessante, com clubes como Criciúma, Vitória, Bahia e Ipatinga. Se a Rede Vida transmite a Série B2 do Paulista (5ª divisão), por que não transmitir a Série C? Seria muito bom ter a oportunidade de acompanhar estes jogos em um domingo de manhã por exemplo.
PS: Consideração final. Sou inimigo mortal do futebol paulista e adorei a diminuição de clubes de São Paulo na Série A de 6 para 4 clubes. O aumento na B de 6 clubes para 8 é para ser comemorado pois este aumento corresponde justamente à queda de São Caetano e Ponte Preta já que as outras mudanças são apenas o Guarani que desceu pra C e o Barueri que subiu pra B compensando a queda do bugre.